VIDEOLAPAROSCOPIA GINECOLÓGICA
Engloba os procedimentos cirúrgicos ginecológicos realizados através de pequenas incisões por onde são introduzidos instrumentais como pinças e tesouras e que utiliza uma óptica, acoplada a uma câmera e uma fonte de luz para visualização das estruturas dentro da cavidade abdominal e pélvica.
Neste procedimento utilizamos uma ótica que permite a visão ampliada da pelve, com menor risco de lesões de estruturas nobres, o que é essencial para cirurgias mais complexas como a de endometriose.
Algumas outras vantagens da laparoscopia:
- Menores incisões causam menos estresse cirúrgico;
- Menos dor no pós operatório com recuperação mais rápida e alta hospitalar precoce;
- Menor sangramento;
- Menor risco de infecção da ferida operatória;
COMO FUNCIONA A VIDEOLAPAROSCOPIA
A cirurgia para o tratamento da endometriose geralmente é feita por meio da videolaparoscopia, que tem como objetivo cauterizar os focos de endometriose e retirar as aderências formadas pela doença.
Para algumas mulheres, a laparoscopia pode ser necessária para confirmação definitiva do diagnóstico. Entretanto, para a grande maioria, o diagnóstico é realizado até essa etapa, sem obrigatoriamente a necessidade da laparoscopia. Ela poderá ser indicada no tratamento da endometriose na dependência de diversos fatores avaliados e discutidos com o especialista em endometriose.
Contudo, geralmente a cirurgia para endometriose só está indicada para mulheres inférteis ou que não desejam ter filhos, pois, nos casos mais graves, existe o risco de ser necessário retirar os ovários ou o útero, tornando a mulher infértil.
COMO É A RECUPERAÇÃO DA VIDEOLAPAROSCOPIA?
Apesar do receio de algumas pacientes, a recuperação é tranquila, principalmente quando as orientações médicas são seguidas corretamente.
Em casa, a paciente pode sentir desconfortos abdominais nos primeiros dias, principalmente nos locais das incisões. Nesse caso, é indicado fazer uso da medicação analgésica prescrita pelo médico.
Caso o procedimento seja mais agressivo, como a remoção dos ovários ou a retirada de parte do intestino em decorrência da endometriose, o repouso é mais complexo.
Apesar da recuperação da videolaparoscopia ser, normalmente, tranquila, alguns sintomas podem estar correlacionados com possíveis complicações pós-operatórias, como febre posterior à cirurgia, dor abdominal intensa e dor ou ardência ao urinar. Caso qualquer um desses sintomas seja identificado durante a recuperação da videolaparoscopia ginecológica, o médico deverá ser avisado imediatamente
Procure um ginecologista especialista em endoscopia ginecológica para saber se você é candidata a esse tipo de cirurgia!
CONVÊNIOS DISPONÍVEIS
67 3326-5416 / 67 99982-7900/ (67)3326-0926