Endometriose: o que é?

Recebo diversas pacientes encaminhadas ao meu consultório com este questionamento: Doutora, me disseram que eu tenho endometriose mas me explica, o que é endometriose???

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial fora do útero. O endométrio é a camada que reveste a cavidade uterina e é o tecido que descama mensalmente quando a mulher menstrua. Existem algumas teorias que tentam explicar o porquê do surgimento da doença e a mais aceita até hoje é a teoria da implantação, da “menstruação retrógrada” ou teoria de Sampson.

Vamos lá: ao mesmo tempo que o endométrio é eliminado através do colo do útero para a vagina no período menstrual, em alguns casos ele faz o caminho inverso e é eliminado através das trompas para a cavidade peritoneal (para dentro da barriga). Esse é o fenômeno popularmente conhecido como “menstruação retrógrada” e acontece na maioria das mulheres, com ou sem endometriose durante sua vida reprodutiva.

Entretanto, este fenômeno isoladamente não é capaz de ocasionar o surgimento da doença. É necessário que haja uma predisposição genética e imunológica que, associado muitas vezes a fatores ambientais e comportamentais, levam ao surgimento das lesões de endometriose.