Endometriose Profunda: o que é?
Profundidade das lesões de endometriose? Qual a importância desta informação?
Por definição, considera-se endometriose profunda aquela em que os focos apresentam uma profundidade maior que 5mm. Mas mais importante que a profundidade em si é a localização dos focos e a correlação desses achados com as queixas da paciente.
De maneira geral, a endometriose profunda está associada a sintomas como dores intensas tipo cólica no período menstrual que podem evoluir para dores pélvicas mesmo fora deste período, dores nas relações sexuais, principalmente nas posições em que a penetração é mais profunda, dificuldade para engravidar e sintomas específicos relacionados com os órgãos acometidos. Por exemplo, pode haver mudanças no padrão das evacuações na endometriose profunda intestinal, alterações na micção na endometriose profunda de bexiga e assim por diante.
Porém, em alguns raros casos, mesmo as lesões de endometriose profunda podem ser assintomáticas. Isso ocorre em aproximadamente 10% dos casos e pode levar a comprometimento da função dos órgãos de maneira silenciosa.
Por isso é importante que a mulher faça seu acompanhamento ginecológico regularmente e, diante da suspeita, seja realizada uma investigação especializada.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico maior as chances de sucesso no tratamento.
Ame-se… cuide-se!