Adenomiose: o que é isso
De maneira didática, podemos dizer que a adenomiose é a endometriose do músculo do útero. Irei tentar explicar melhor o que isso significa…
O nosso útero é dividido em 3 camadas: o ENDOMÉTRIO, que é a camada mais interna, reveste a cavidade uterina (onde cresce o bebê) e que descama mensalmente na menstruação; o MIOMÉTRIO que é o músculo ou a parede do útero e o PERIMÉTRIO (ou serosa) que é o revestimento externo deste órgão.
Chamamos de adenomiose a presença deste tecido endometrial no interior da parede do útero, “infiltrando” a partir da cavidade uterina ou de fora pra dentro, a partir de um foco de endometriose na serosa (lembra dela que expliquei lá no inicio?).
Este fenômeno, na maioria das vezes ocasiona um aumento do volume uterino, torna a sua parede mais amolecida e deixa o útero, de certa forma, “inflamado”.
Normalmente, as pacientes com adenomiose queixam-se de sangramento uterino anormal (expliquei sobre SUA em um post anterior), cólicas menstruais intensas e podem apresentar algum grau de infertilidade. Entretanto, em alguns casos, a doença pode apresentar poucos ou nenhum sintoma.