ENDOMETRIOSE INTESTINAL
Chamamos de endometriose intestinal a presença de tecido endometrial infiltrando a parede do intestino. Dependendo da gravidade ou extensão da doença, pode haver comprometimento do seu funcionamento e causar a mulher os mais diversos tipos de sintomas.
Fique atenta, pois os sintomas podem ser confundidos com outras doenças e a investigação por um médico especialista é essencial.
Os sintomas mais comumente relatados são:
👉🏻alteração do hábito intestinal (diarréia ou constipação, aumento da frequência das evacuações, relacionados ou não ao ciclo menstrual);
👉🏻dor pélvica ou abdominal intensa;
👉🏻sensação de distensão abdominal;
👉🏻dor para evacuar no período menstrual;
👉🏻presença de sangue ou muco nas fezes.
Dependendo da gravidade das lesões e dos sintomas referidos pela paciente, há indicação de tratamento cirúrgico (lembrando que a única forma de tratamento das lesões que já existem é a cirurgia). Porém, como eu sempre faço questão de salientar às minhas pacientes durante as consultas, o diagnóstico de endometriose, inclusive intestinal, nem sempre é uma sentença de tratamento cirúrgico. Existem casos em que o acometimento intestinal é pequeno, a paciente não apresenta qualquer sintoma nem desejo gestacional sendo possível o acompanhamento clínico sem indicação cirúrgica imediata.
Ficou alguma dúvidas sobre o assunto? Entre em contato… Teremos muito prazer em atendê-la!