POLIPOS ENDOMETRIAIS

POLIPOS ENDOMETRIAIS

Os pólipos são definidos como uma proliferação exacerbada, focal, de um tecido específico… confuso né? Vou explicar melhor…Para fins didáticos, gosto de fazer uma analogia com uma verruguinha na pele- na maioria das vezes, as verrugas não se apresentam como nódulos com as mesmas características do tecido que a circunda? Os pólipos nada mais são que uma “verruginha” de um determinado tecido.


Nos casos dos pólipos endometriais, há uma proliferação focal do tecido endometrial (aquele que reveste a cavidade uterina). Podem ter tamanhos variados, formatos diversos e causarem ou não sintomas. Os sintomas mais frequentes, quando ocorrem, são sangramentos fora do período menstrual em quantidades variáveis, modificação do padrão do fluxo menstrual, dor pélvica tipo cólica, sangramento durante ou após a relação sexual e podem ser causa de infertilidade.


O tratamento cirúrgico padrão ouro é a histeroscopia (endoscopia da cavidade uterina), principalmente para aqueles que são sintomáticos, em pacientes que estão tentando engravidar ou pacientes na pós menopausa, quando o risco de um pólipo evoluir para um câncer de endométrio é um pouco maior.

Faça exames de rotina regulamente e cuide-se… sua saúde é seu maior patrimônio!